segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semana: Saúde para a Vida

De 30/08/ á  03/09

Professores:  Fausto (Biologia),  José Carlos (História),  Alexandra (ED. Fisíca)

10 comentários:

  1. REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
    ~O QUE É?

    É um processo de aprendizagem exercido através de orientações nutricionais específicas onde o paciente conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.
    Por se tratar de um processo de aprendizagem o paciente no final do tratamento torna-se apto à escolher corretamente os alimentos de sua dieta tanto à nível qualidade quanto quantidade.
    Ela é aplicada as pessoas que já possuem hábitos alimentares inadequados não tendo assim caráter preventivo e sim tratamentoso.

    ~SUA IMPORTANCIA

    A importância deste método basea-se no fato dele ser formador de indivíduos capazes de entender o que é uma alimentação saudável tornando-se assim, independentes de fórmulas de emagrecimento e dietas rigorosas.Retarda o envelhecimento, melhora sua saúde , perde peso etc...
    Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

    ~POR QUE A MUDANÇA DOS MAUS PARA OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E PERDA DE PESO.


    Os hábitos alimentares saudáveis, melhora a saúde , evita várias doenças oriunda dos vícios alimentares arraigados e prejudiciais. A maioria das pessoas com excesso de peso nem se dão conta disso.
    Além do mais mudando seus hábitos alimentares, você melhora sua qualidade de vida, perde peso e o que é mais importante não passa fome . Você pode comer de tudo moderadamente ( nada é proibido), apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais, menos calóricos e assim mantém peso ideal durante toda sua vida, e o que é mais importante com muita saúde.
    A prisão de ventre é uma conseqüência direta dos maus hábitos alimentares, pois os intestinos, responsável pela absorção dos alimentos, precisa funcionar de duas a três vezes ao dia para não comprometer a saúde. Se o intestino não vai bem, é sintoma de que alguma coisa está errada com o organismo.
    A mudança mais radical e difícil ,para quem adora carnes vermelhas, é deixar ou reduzir seu consumo, sendo que o maior inimigo dos intestinos é o famoso churrasco de domingo.

    ~ DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    1-Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes.
    2-Abuse de grãos integrais, frutas e verduras.
    3-Manhenha-se no peso ideal.
    4-Coma porções moderadas
    5-Faça refeições regulares
    6-Reduza, mas não elimine certos alimentos da dieta.
    7-Faça um balanço do que come de tempos em tempos
    8-Conheça sua dieta
    9-Faça as mudanças gradualmente.
    10-Lembre-se que os alimentos não são bons ou maus.

    Thalita -2°g -n°43

    ResponderExcluir
  2. - Alimentos Vegetais - São os alimentos mais importantes, são as verduras, os legumes e as frutas. Neles você encontrará minerais, vitaminas, açucares, proteínas e gorduras, estas em baixa quantidade. São alimentos equilibrados, que devem de ser consumidos diariamente. Devendo estar presente em 2/3 de toda alimentação, ou seja no pequeno almoço, no almoço e no jantar. Para além de saborosos eles contem substancias protectoras com acção anti inflamatória, anti reumática, etc. São também indicados para pessoas obesas que necessitam de dieta, por serem extremamente saudáveis. Devem ser consumidos preferivelmente crus e muito bem higienizados.

    - Alimentos Naturais - São aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está apto para digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, industrializados são os alimentos que contém substâncias químicas acrescentadas, como conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, espessante. Estas substancias são prejudiciais a saúde , capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Nesta categoria estão o açúcar refinado, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, produtos nada saudáveis, que devem ser evitados.

    - Alimentos Integrais - Este é um item a parte e que merece especial atenção, por isso logo abaixo você encontrará vários exemplos destes alimentos. Alimentos integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. São alimentos saudáveis que nos fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser consumidos com regularidade, evitando-se o consumo de açucares refinados, sal refinado, etc.

    Exemplo de alguns Alimentos Integrais:

    AVEIA (Farelo)- É a película do grão de aveia que por possuir uma rica quantidade de fibras hidrosolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após oito semanas de uso constante. O cozimento da aveia é ótimo tônico fortificando convalescentes. Excelente nas enfermidades dos rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.

    AVEIA (GRÃOS OU FLOCOS) - É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.
    - aumenta a resistência física
    - auxiliar no tratamento de anemia
    - auxiliar na regularização da taxa glicêmica (açucar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos
    - estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno.Rica em vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês.
    TAMIRES LIMA 2ºB Nº33

    ResponderExcluir
  3. BRIAN FELIPE Nº44 2ºB
    A má alimentação

    A má nutrição é conseqüência de diversos fatores, como a ingestão de nutrientes além do necessário – que pode ser relativa tanto à quantidade como à qualidade dos alimentos ingeridos -, a deficiência de absorção do organismo ou na má utilização do alimento pelo indivíduo. Todos os motivos citados podem levar à manifestação clínica de doenças ou criar condições para que ocorram.
    Por exemplo, aquele que ingerir uma alimentação deficiente em nutrientes será o primeiro a contrair uma doença num momento de surto, pois o seu organismo estará deficiente e suas defesas de anticorpos se encontrarão diminuídas.
    Confira a seguir os erros mais comuns de má alimentação no ambiente corporativo:

    ultrapassar o horário dos intervalos e comer chocolates, biscoitos recheados e salgados;
    não fazer uma pausa para o almoço e quando o fizer comer inadequadamente ou tomar um lanche na frente do computador;
    não beber água, ou beber pouca;
    abusar do café preto; e
    consumir balas e doces, em geral de forma excessiva.

    A Importância da Atividade Física

    Nos últimos 50 anos o mundo evoluiu muito, proporcionando às pessoas uma melhor qualidade de vida. Avanços em áreas como a mecânica e a eletrônica resultaram em aprimoramentos nos maquinários e equipamentos, poupando os esforços despendidos em atividades pessoais e profissionais. Não há como negar; vivemos mais e melhor em uma época de fartura e conforto para parte da população.

    Benefícios da atividade física para:

    Cérebro - proporciona sensação de bem-estar, melhora a auto-estima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos, e melhora o controle do apetite.

    Sistema imunológico - reduz a ocorrência de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

    Pulmões - melhora a capacidade pulmonar e a de consumo de oxigênio.

    Coração - aprimora o seu funcionamento, aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse, bem como reduz os níveis de pressão arterial e a incidência de doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias).

    Obesidade - facilita a perda de peso ou mantém o desejado.

    Glicemia - melhora a ação da insulina e o controle dos níveis de açúcar no
    sangue.
    Pernas - diminui os edemas, as varizes e o risco de trombose.

    Ossos - reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e as
    fraturas na velhice.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fibras Alimentares

    Fibras para o seu Intestino!
    As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos recentes que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e, a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças.

    Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos fontes de fibras, principalmente nos grandes centros urbanos onde a correria do dia-a-dia influencia de forma negativa no estilo de vida das pessoas contribuindo para o maior consumo de produtos refinados, menor freqüência de alimentos naturais na dieta e a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.

    A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal ("prisão de ventre"), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.

    As indústrias de alimentos, aproveitando a oportunidade, invadiu as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis. Ao se deparar com um número grande de produtos, é comum surgirem dúvidas, como: O que escolher? Por que devo aumentar a ingestão de fibras na alimentação? Como posso obter a quantidade diária de fibras recomendada através do consumo de alimentos naturais?

    Para você entender melhor o assunto, vamos começar com a definição de fibras! As fibras alimentares são componentes das paredes dos vegetais, não digeridos pelas enzimas do sistema digestivo humano, portanto não fornecem calorias. Esses nutrientes pertencem ao grupo dos carboidratos, encaixando-se na categoria dos polissacarídeos (carboidratos complexos).

    Veja na tabela abaixo, um resumo que traz os tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:

    Classificação Tipos Fontes Ações
    Fibras Solúveis Pectina Gomas Mucilagem Beta glucana Hemiceluloses (algumas) Frutas Verduras Aveia Cevada Leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico) · Retardo na absorção de glicose
    · Redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade)
    · Diminuição dos níveis de colesterol sangüíneo
    · Proteção contra o câncer de intestino
    Fibras Insolúveis Lignina Celulose Hemiceluloses (maioria) Verduras Farelo de trigo Cereais integrais (arroz, pão, torrada) · Aumento do bolo fecal
    · Estímulo ao bom funcionamento intestinal
    · Prevenção de constipação intestinal

    Entretanto, apesar da ação benéfica das fibras no organismo, altas doses é desaconselhável, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente na de cálcio e de zinco.

    Para aumentar o consumo de fibras, inclua gradativamente em sua dieta, as fontes alimentares mencionadas nas tabelas. Lembre-se também de ingerir maior volume de líquidos (8 a 10 copos por dia), permitindo assim que as fibras desempenhem melhor seu papel e que o sistema digestivo se adapte à nova situação.

    Daiana Dias n°05 2°G

    ResponderExcluir
  7. QUAL A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA NOSSA ALIMENTAÇÃO?

    As frutas além de serem deliciosas ainda exercem papéis importantíssimos no nosso organismo, pois são fontes de água, fibras (celulose), diversas vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (que são os açucares naturais das frutas), carboidratos, gorduras e proteínas, de uma maneira bem equilibrada, sendo que a maioria das frutas são de baixas calorias e com preços acessíveis as mais variadas classes econômicas, além de sabores e aromas deliciosos.

    Saiba um pouco mais de algumas frutas encontradas no Brasil:

    ABACATE: O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na alimentação de pessoas que apresentam problemas digestivos.

    ABACAXI: O abacaxi é rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.

    ACEROLA: A acerola é muito conhecida por causa do seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.

    BANANA: A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras. É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas.

    CAJU: Rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.

    CAQUI: É uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante.

    CASTANHA DO PARÁ: Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.

    COCO: Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal.

    ResponderExcluir
  8. CONTINUAÇÃO...

    JACA: O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.

    LARANJA: sua ação é fortalecedora no sistema imunológico e ainda pela sua grande quantidade de vitaminas A, B, C e ainda cálcio, fósforo, fibras, flavonóides, óleos e ferro. É bastante consumida por crianças, por pessoas com problemas digestivos e intestinais e ainda melhora a condição de diabéticos e enfermos de gota. É importante consumir a laranja logo após cortada, pois a vitamina C se oxida facilmente e perde suas propriedades.

    MAÇÃ: O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. É eficaz para o emagrecimento, devido à presença de pectina, que atua dificultando a absorção das gorduras e da glicose. A maçã é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. Combate os radicais livres por conter flavanóides, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

    MAMÃO: O mamão pode ser consumido in natura, sob forma de doces, sucos e saladas. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitaminas A e C.

    MARACUJÁ: As propriedades calmantes presentes no maracujá deve-se às substâncias alcalóides e bioflavonóides que atuam deprimindo o sistema nervoso central. O maracujá possui alto valor nutritivo, como vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais.

    MELANCIA: O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

    PÊRA: Possuem também em quantidades menores, vitamina B5 (Niacina) e ferro. A niacina evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso. O ferro, por sua vez é um mineral que participa da formação do sangue. A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

    PÊSSEGO: Quando está fresco é a fruta que menos possui caloria (35 cal) sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso. Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

    UVA: As uvas proporcionam um grande beneficio à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

    CONCLUSÂO
    Com isso, podemos concluir que as frutas são fundamentais para nós, e deve fazer parte da nossa alimentação diariamente. Substitua bolachas, biscoitos, salgados, doces, e outras "porcarias", por frutas de sua preferência, e procure experimentar aquelas que você nunca saboreou. Além de deliciosas e de baixo custo, elas possuem elementos nutricionais essenciais para nosso organismo, e dê preferências para as frutas da estação, pois essas possuem maiores quantidades de vitaminas.

    MARIANA BARATO, Nº24 SÉRIE: 2ºG

    ResponderExcluir
  9. Uma boa alimentação hoje, uma vida mais saudável e prazerosa amanhã.

    A base de tudo é nossa alimentação, pois é através dela que decidimos nossa qualidade de vida hoje e futuramente.
    Se quiser, por exemplo, comer aquela picanha suculenta, parece bom não é?! Mas na verdade não é; Estudos mostram que comidas gordurosas são capazes de causar dependência similar a de drogas que vemos hoje em dia(maconha, cocaína, craque, etc.), testes feitos em laboratórios com ratos mostram que certos tipos de comidas viciam e causam dependência.
    Hoje em dia é muito comum, mas não percebemos que estamos sendo manipulados por um tipo de alimentação nada adequada, se pararmos para pensar bem, vemos consumidores sendo manipulados por “Fast-foods”, assim como jovens são aliciados por traficantes na porta da escola. Somos reféns de uma indústria alimentar inescrupulosa (sem consciência), nada favorável a nossa saúde.
    Seriam certos tipos de alimentos (comidas), um tipo de droga não vista, não percebida que ainda é liberada?!
    “É improvável que proíbam a picanha como proibiram a cocaína, mas estudos com ratos sugerem que deixar de comer compulsivamente não depende somente de força de vontade”.
    “Cidadãos precisam de regras quase que policiais para controlar a comida, assim como temos a policia anti-drogas”
    Analisemos agora dois experimentos em laboratórios com ratos:
    • Primeiro experimento:
    - Primeiro grupos de ratos: Tratados com ração comum;
    - Segundo grupo de ratos: Restrito a comida gordurosa;
    - Terceiro grupo de ratos: Acesso quase ilimitado a gordura;
    Analisando o terceiro grupo observou-se que os ratos deste grupo se esbaldaram em uma comilança compulsiva, e ao final de 40 dias, além de mais gordos, foram observadas alterações nos centro cerebrais, semelhantes com as de ratos drogados com cocaína ou heroína.
    • Segundo experimento:
    .- Foi construído um parque de ratos com quase nove metros quadrados, ambiente aquecido, cheio de brinquedos, colorido e com muito espaço, um verdadeiro paraíso para os ratos; Os ratos deste parque e um outro grupo de ratos (estes engaiolados), receberam água com morfina durante 57 dias até ficarem viciados. Depois disso, tanto os ratos do parque como os engaiolados, tiveram a opção de águas pura também; Os ratos do parque diminuíram seu vicio gradualmente (por etapas), enquanto os ratos engaiolados continuaram a beber a água com morfina, não diminuindo seu vicio.


    João Gustavo B. Vieira Nº14 Série: 2°G

    ResponderExcluir
  10. Continuação...

    Concluo que com boas e possíveis condições os ratos puderam e conseguiram ir deixando seu vicio, logo se as pessoas tivessem condições boas e possíveis, também poderiam ir deixando este vicio de comer compulsivamente e sem nenhuma noção de lado, pensando e favorecendo sua saúde.
    A influência da mídia é um fator que acaba atrapalhando muito na nossa saúde, pois a mídia não nos influencia a comer nutrientes que precisamos (como gérmen de trigo, semente de linhaça, entre outros), mas nos influencia a comer em “Fast-foods” (como Mc Donalds, por exemplo).
    E isto é muito prejudicial a nós, pois com uma alimentação não adequada podemos ter uma série de problemas que vemos hoje em dia com muita freqüência e não sabemos o porque disto (Má digestão, Gases, Hemorróidas, etc.), além de Obesidade, Diabetes e até mesmo Câncer; Pois é poucos sabem mais isso poder ser conseqüência de uma má alimentação.
    Nosso corpo é a máquina perfeita resta a nós usá-la corretamente, ao invés de comer várias vezes por dia aquele monte de coisa que não são nada favoráveis a nossa saúde (pão de farinha branca, bolachas, excesso de carnes vermelhas, industrializados em geral), experimente comer três vezes ao dia. De manhã coma como um rei mas de maneira certa, não é quantidade e sim qualidade, um café da manhã nutritivo. No almoço como um príncipe, almoce bem, mastigue bem, e nada de tomar refrigerantes ou até mesmo água por cima da comida, somente duas horas depois, para dar tempo de digerir o que nós ingerimos. A noite coma como um mendigo, coma pouco para ter uma boa e agradável noite de sono. Experimente fazer isso e sinta a diferença, se sinta mais leve, mais disposto, mais saudável.
    Muita gente hoje tem essa série de problemas por não se alimentar adequadamente, mas poucos tem o conhecimento disto, pois a mídia não está focada no bem estar, na saúde doas consumidores, mas sim no lucro que eles vão trazer.
    Por isto devemos conhecer um pouco mais nosso corpo, conhecer um pouco mais os alimentos, nos conhecermos um pouco mais, para que futuramente tenhamos uma vida mais tranqüila e sem problemas de saúde. Até porque o que mais interessa é nossa saúde, pois sem ela nada é prazeroso, nada é intensamente vivido, e além de tudo nossa saúde não tem preço. Saúde é o que precisamos, é o mais importante, é essencial no qual necessitamos, e o resto com saúde adquirimos.
    Fica ai minha dica e informação sobre uma boa alimentação, para que mais pra frente em vez de nos preocuparmos com nossa saúde, vamos curtir e viver a vida de uma forma muito mais saudável e prazerosa.

    João Gustavo B. Vieira Nº14 Série: 2°G

    ResponderExcluir